E O QUE ACONTECE COM VOCÊ?

PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO:

 O BEBÊ: Seus principais órgãos se formam e ele deixa de ser um simples embrião para assumir a condição de feto, já com contornos humanos.

SEGUNDO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO:

GESTANTE: Os desconfortos iniciais diminuem e a barriga ainda não pesa tanto - esta é considerada a melhor fase da gravidez.
O BEBÊ: O bebê já está com os principais órgãos formados, escapou da fase mais crítica para as malformações e, com isso, a futura mamãe superou boa parte de seus medos em relação ao pequeno ser que está gerando. É comum sentir-se invadida por uma onda de energia e disposição. Por tudo isso, o segundo trimestre é apontado por médicos e gestantes como a melhor fase da gravidez. Dá para curtir melhor a fantástica experiência de gerar uma nova vida, exibir orgulhosa a barriguinha e dedicar-se aos preparativos para receber o filhote.
DICAS PARA ESSE PERÍODO: Inicie a rotina clássica para descanso das pernas: pelo menos três vezes ao dia, sente-se um pouco reclinada, com elas estendidas à frente e um pouco elevadas. Fique assim por um bom tempo, até sentir aliviar o cansaço.

Ao dormir, deite-se de lado e coloque um travesseiro macio entre os joelhos, para manter a coluna reta. Evite ficar de barriga para cima porque essa posição dificulta a oxigenação do feto.
TERCEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO:
O BEBÊ: O bebê, já crescido, vai pressionar seus órgãos internos e você terá de suportar uma série de desconfortos típicos dessa fase, como azia, conseqüência da pressão do útero sobre o estômago. Também por isso, mesmo que não coma muito você se sentirá empanturrada. Uma forma de driblar esses incômodos é se alimentar mais vezes ao dia, mas sempre em pequenas quantidades. E evitar frituras, temperos muito fortes e bebidas gasosas, que predispõem à azia.
A GESTANTE: Nos três meses finais, você deve ganhar em torno de 4 quilos. Se manteve um controle adequado de peso ao longo dos nove meses, terminará a gestação com 8 a 12 quilos a
 mais do que tinha antes de engravidar.
DICAS PARA ESSE PERÍODO:
Procure diminuir o seu ritmo de atividade e dormir pelo menos oito horas por noite. Para ficar mais bem acomodada na cama, deite-se de lado e coloque um travesseiro entre as pernas.

DICAS EM GERAL:
Prisão de ventre
Para combatê-la aposte numa dieta equilibrada, rica em fibras (frutas, vegetais, farinhas integrais) e tome muito líquido. Evite laxantes. Se precisar, procure orientação médica. E lembre-se: meia hora de caminhada pela manhã faz o intestino trabalhar melhor.
Azia
Fuja de refeições fartas, gordurosas e muito condimentadas e use travesseiros altos para dormir.
Cansaço
Sonolência durante o dia é natural, mas procure descansar apenas o tempo suficiente para se recuperar. Mantenha suas atividades.
Enjôos e vômitos
São causados principalmente pelo hormônio gonadotrofina e desencadeados por fatores como cheiros de comida, perfume ou cigarro. Também podem resultar de ansiedade ou medo e evoluir para a chamada hiperemese gravídica, caso em que é necessário acompanhamento médico. Para prevenir ou amenizar os sintomas pela manhã, só se levante depois de comer uma torrada ou biscoito. Afaste-se de aromas que provocam náuseas, faça refeições pequenas e mais freqüentes ao longo do dia, evite pratos gordurosos, não tome líquido junto com a comida e não durma de estômago cheio.
Tonturas
Ocorrem porque a pressão sanguínea fica mais baixa durante a gravidez. Quando acontecer, sente-se e coloque a cabeça entre os joelhos até melhorar. Podem ser causadas tam-bém por anemia, por isso é bom ouvir o médico.
Urina freqüente
O útero cresce e faz pressão sobre a bexiga, que mesmo só um pouquinho cheia já força a ida ao banheiro. Não resista, pois urina concentrada aumenta o risco de infecção. Se estiver urinando muito à noite, beba menos água antes de dormir.

 EM BREVE, TERCEIRO TRIMESTRE!!